terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Apresentação


O Programa Investir na Capacidade (PIC) foi lançado pelo Município de Leiria para dar resposta às crianças do 1.º ciclo com capacidades acima da média, no concelho de Leiria, no sentido de promover a sua motivação para outras aprendizagens que vão ao encontro do seu nível cognitivo.
Para desenvolver este programa, o Município estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, presidida pela Doutora Helena Serra, que tem experiência de trabalho com crianças sobredotadas e de implementação de programas noutros municípios.
Ao Projeto juntou-se ainda a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ESECS/IPL – que, através da Professora Doutora Antónia Barreto, reuniu uma equipa de 19 docentes qualificados (monitores do programa), disponíveis para participar ao nível da preparação e desenvolvimento de atividades temáticas, organizadas especificamente para motivar aqueles alunos para aprendizagens que vão ao encontro dos seus interesses e a desenvolver ao sábado (quinzenalmente), maioritariamente, no período da manhã, ao longo do corrente ano letivo 2016/2017.
Para além das atividades dinamizadas pelos professores da ESECS, os alunos deste programa terão também a oportunidade de visitar os espaços culturais da cidade de Leiria, onde serão acompanhados de forma personalizada por técnicos especializados de cada uma das instituições.
Colaborarão também com o PIC, a dinamizar atividades, outros técnicos especializados promotores de projetos na cidade ou professores nas escolas de alguns dos alunos inscritos, que apreciam a natureza do projeto e se prontificaram a participar.
Ao longo do ano, também as famílias participarão ativamente no PIC-Leiria, quer para colaborar nalguma atividade, quer para receber formação, uma vez que é também objetivo deste Projeto apoiar os pais.
O programa das atividades do PIC-Leiria é coordenado pela Dr.ª Elsa Gonçalves, professora do 1.º ciclo que articulará com os pais e os professores monitores, todas as necessidades inerentes à frequência do programa.


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